A Síndrome de Down é uma deficiência de origem
genética, causada por um acidente que pode ocorrer no
óvulo, no espermatozóide ou após a união dos dois
(ovo), provocando uma alteração cromossômica.
Ocorre quando crianças nascem dotadas de três
cromossomos 21, e não dois, como é normal. Isso leva
à produção exagerada de proteínas, o que acaba por
desregular a química do organismo e provoca sérios
problemas, inclusive a deficiência intelectual. Todas as
pessoas estão sujeitas a ter um filho com esta
disfunção, independente da raça ou condição sócio-
econômica.
Pessoas com síndrome de Down podem ser alfabetizadas, a limitação cognitiva presente na síndrome de down varia de pessoa para pessoa, alterando assim, o ritmo de aprendizagem, o processamento de informação e também a memória visual, a memória auditiva, a atenção e a motivação. Essas alterações tornam a aprendizagem diferente, mais lenta, mas não impossível.
Um ponto muito importante nas adaptações curriculares das crianças com Síndrome de Down é a necessidade de decompor os objetivos em objetivos parciais. Precisamos analisar os passos intermediários necessários para alcançar um objetivo final, de maneira que a criança possa adquirir um determinado conteúdo sem lacunas e sem deixar de lado aspectos básicos que não compreenda.
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http://www.diversa.org.br/uploads/gestao_publica/caderno_pedagogico_deficiencia_intelectual_sindrome_de_down.pdf |
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